REGULAMENTO Ranking Palpiteiros


LOTECA 2012
  Ranking dos Melhores Palpiteiros  
Regulamento Oficial
1 - Quais os objetivos:
A - Manter um Ranking semanal dos quatorze melhores palpiteiros da Loteca, conforme regras indicadas nos tópicos abaixo, indicando quais são os apostadores com a melhor e mais precisa visão sobre os favoritos e zebras do futebol brasileiro


B - Possibilitar uma maior e melhor interação entre os apostadores da Loteca frequentadores deste Blog. Para isso, será criado e divulgado oportunamente um "banco de emails" de apostadores da Loteca. 


C - Valorizar e estimular nossa Loteca.


D - Diversão, pura e simplesmente.

2 - Quando começa e termina?
O Ranking, versão 2012, será iniciado em 19/05/2012, no concurso 511 da Loteca e  finalizado no concurso 539, em 02/12/2012. Abrangerá basicamente os jogos do Brasileirão, Séries A, B, C e D.  


3 - Quem participa, tem alguma taxa?
Livre, para apostadores da Loteca e amantes do futebol de todas as idades. Não há taxas nem valores a serem pagos, é totalmente gratuito. 


4 - Como participar?

É muito simples, é da mesma forma que todos já participam de nossa pesquisa de intenções de aposta, toda semana, através do preenchimento de um formulário do Google Docs. O formulário de identificação e registro dos palpites ficará na lateral do Blog.


5 - Quando poderei registrar meus palpites?
O formulário citado no tópico acima, do Google Docs, será liberado até três horas depois que a Caixa publicar a relação dos jogos de cada concurso, normalmente toda segunda feira (aproximadamente às 20:00h). O prazo de encerramento da captação se dará às 12:00h de cada sábado. IMPORTANTE: Somente o primeiro palpite registrado, por cada participante, será considerado. Palpites enviados posteriormente ao primeiro serão desconsiderados. Portanto, só registre seus 14 secos depois que tiver convicção dos mesmos, ainda que o faço no limite do prazo de captação.


6 - Como será minha identificação? 
Eis um detalhe importantíssimo. Todos serão identificados através de email pessoal, que deverá ser único e fixo/permanente. É a variável chave que identificará sua pessoa e seus palpites. A indicação deste email, portanto, será obrigatória. Se não desejar divulgar seu email pessoal, crie então uma conta de email, em qualquer provedor da internet e use-o para participar de nosso Ranking. Se num concurso você informar um email e em outro concurso informar um email diferente, a tabulação irá entender como sendo dois palpiteiros diferentes. Portanto, do início ao fim, use SEMPRE o mesmo email.  E esse email será armazenado num banco de dados que oportunamente será disponibilizado para todos os visitantes do Blog (se tornará público). Essa idéia é para permitir que apostadores da Loteca possam identificar e contatar outros apostadores geograficamente próximos, permitindo uma aproximação e quem sabe uma amizade real, formação de bolões, etc. Esse é um dos principais objetivos deste Blog. Todo participante, ao registrar seus palpites, estará de forma automática concordando com a publicação de seu email, bem como nome e  localização (cidade e estado).


7 - Além do email, que será meu ID, 
quais os demais dados?
Além da informação do email, que será seu identificador no Ranking, todos deverão informar o nome (ou apelido se preferir). O nome também deve ser mantido sempre o mesmo, evite mudá-lo, usar apelidos diferentes, etc. Também deverá ser informada sua localização (cidade e estado). 


8 - Mas só poderei indicar SECOS?
Sim... é uma forma de aumentar ao máximo o grau de dificuldade. Devemos entender que indicando apenas secos, um palpiteiro com total de 10 ou 11 acertos numa semana é um grande entendedor de futebol e Loteca. Não é para qualquer um acertar tantos palpites utilizando-se apenas secos.


9 - Como será a fórmula do Ranking?
É muito simples. Irá indicar o total de acertos de cada participante nos últimos 4 concursos. Esse total será a soma simples e absoluta dos acertos das últimas quatro semanas, acrescido de 0,3 ponto por participação. Poderá ainda receber mais 0,5 ponto caso o participante consiga ser o líder do Ranking a cada concurso (bônus TOP).


10 - Dá um exemplo aí..!!!
O Lotequeiro João, de 36 anos, da cidade de Belém/PA, teve a seguinte performance entre os concursos 100 a 103 da Loteca:
Concurso 100: Total de 7 acertos
Concurso 101: Total de 6 acertos
Concurso 102: Total de 11 acertos (neste concurso ele conseguiu ser o TOP 1 do Blog)
Concurso 103: Total de 8 acertos.
Temos após quatro concursos, um total de 32 acertos. Deveremos acrescentar mais 1,2 pontos por participações e também mais 0,5 ponto (Bônus TOP) pelo fato de que no concurso 102 o João conseguiu atingir a liderança do Ranking. Então, tudo somado, na tábua do ranking antes do concurso 104, ele terá um montante de 33,7 pontos. 


11 - Teremos 0,3 ponto por participação...!?
Sim... esse 0,3 ponto por participação é uma espécie de bônus, um incentivo para a fidelidade de cada palpiteiro. Será decisiva na apuração lá em Dezembro, que irá definir o grande campeão ou o melhor palpiteiro da Loteca em 2012.



12 - E esse 0,5 ponto por Bônus TOP...!?
Sim... não é fácil ser o líder de um ranking que logo em seu início já deverá contar com centenas de participantes. Temos de incentivar, privilegiar e premiar essas performances. 


13 - Porque só apurar os últimos 4 concursos?
Já ouviu a expressão de que no futebol o que vale é o momento?? No nosso ranking teremos a mesma abordagem. Só iremos considerar os acertos dos últimos quatro concursos. Assim o participante deve tentar se manter em alto nível, o tempo todo. A cada concurso descartaremos os acertos do quinto concurso mais antigo. No exemplo acima, os 7 acertos do hipotético concurso 100 seriam descartados na apuração dos acertos do concurso 104. Essa regra visa também, estimular os participantes que entrarão no Ranking bem depois da Loteca 511. Imagine um palpiteiro participando pela primeira vez só em Julho, depois de várias rodadas. Se não houver o descarte dos acertos mais antigos, a acumulação dos mesmos praticamente tornaria impossível o novo palpiteiro a subir no ranking, pois por melhor que fosse sua performance jamais iria diminuir a desvantagem em relação aos TOPs.


14 - Mas não seria injusto...!?
Não... por um simples motivo... o bônus de 0,3 ponto por participação e eventuais bônus TOPs por liderar o Ranking serão os fiéis da balança na reta final. Um participante que entrasse no Ranking apenas nos últimos quatro concursos e conseguisse a improvável performance de ter 10 acertos em quatro semanas consecutivas (apenas indicando secos), teria na última rodada 41,7 pontos, no máximo, considerando os bônus por participação e um eventual bônus TOP . Porém, veja só... um participante com performance mediana, ainda que acertasse nos mesmos concursos em média apenas 7 ou 8 palpites, teria um total na última rodada entre 28 a 32 pontos. Porém, se esse palpiteiro "mediano" tiver sido "fiel" durante todos os concursos, em função dos bônus por participação e eventuais bônus TOPs, o participante mediano também teria aproximadamente 42 acertos. A definição do campeão ficaria equilibrada. Temos de dar chances aos palpiteiros que entrarem por último, mas ao mesmo tempo temos de privilegiar e garantir as chances de quem participará desde o início. Essa é a função dos bônus.


15 - Mas e no início, quando não tivermos 
4 rodadas completas?
Será comum, no início do Ranking, haver muitos palpiteiros empatados em número de acertos e participações, talvez dezenas como o mesmo número de pontos. Nestes casos, o desempate será definido pelo dia, hora, minuto e segundo do envio de cada palpite. O palpiteiro que primeiro enviou o palpite da rodada atual, que definiu o ranking de cada semana será privilegiado. Isso é baseado na teoria de que quem registra os palpites numa segunda-feira, provavelmente não terá acesso a informações que surgirão só na quinta ou sexta, como desfalques, demissão de técnicos, etc. Ou seja, ele acertou um palpite mesmo com poucas informações. Será mais justo considerarmos o primeiro, que teve maior dificuldade de análise. Evidentemente, será quase impossível, um palpiteiro registrar seu palpite no mesmo dia, hora, minuto e segundo e ainda assim, ter o mesmo número de acertos do colega.


15.1 - Mas afinal... quem será o campeão do ano 
ou o melhor Palpiteiros de 2012?
O melhor palpiteiro de 2012 será o líder do último ranking, após o concurso a ser realizado em 02/12/2012. Enfatizando... a lógica irá privilegiar o melhor palpiteiro não só num intervalo de apenas 4 semanas mas também aquele que participar desde o início. Tudo será uma questão de performance e assiduidade de participações. Evidentemente para alguém chegar no final da festa e já ser o campeão, terá que ter uma performance absurdamente acima da média de todos, como dito no exemplo acima, terá de acertar por quatro vezes consecutivas cerca de 11 jogos a cada concurso, isso indicando apenas secos.

16 - Como o Ranking será divulgado...!?
Semanalmente, através dois links na Lateral do Blog, teremos o TOP 14, com os 14 melhores palpiteiros de cada semana, com seus dados e performance. O outro link irá divulgar o posicionamento de todos os demais participantes, sua posição e total de acertos acumulados em cada semana. Veja no quadro abaixo modelo do Ranking TOP 14. Clique sobre a figura para melhorar a visualização.




17 - O que eu ganho com isso..!?
No final do ano, ao último líder do Ranking, entregaremos um singelo troféu personalizado (já confeccionado mas ainda não entregue), mais um camisa oficial do seu time do coração, com o número 14 e seu nome nas costas. Mas isso não é nada... o mais importante será o reconhecimento, a exibição e divulgação de seu nome junto à comunidade de apostadores da Loteca que frequenta esse Blog como sendo senão o maior ou melhor, mas um dos maiores ou melhores entendedores da Loteca. Isso irá ocorrer semanalmente (caso você consiga se manter no TOP 14). Milhares de apostadores da Loteca irão ler e tomar ciência de seu nome. Com o perdão pela falta de modéstia, este Blog é pioneiro em toda a internet, no que tange seu conteúdo, voltado exclusivamente à Loteca. É o maior ponto de referência, pesquisa, interação e discussão sobre o tema. Já foi acessado por quase meio milhão de pessoas (IPs únicos). Considerando a taxa de novos visitantes por dia, de 30%, cerca de 350.000 pessoas com algum interesse sobre a Loteca (potencialmente 350.000 apostadores da Loteca), já consultaram esse Blog. No final de cada concurso, nas tarde/noites de cada domingo, já chegamos a ter 5.500 acessos únicos num intervalo de apenas 75 minutos, ou seja, são 5.500 apostadores diferentes da Loteca. Se cada um deles fizer um jogo médio de apenas R$ 8,00 (4 duplos), só esse Blog representa boa parte da premiação semanal da Loteca. Quando digo que a Elite dos Apostadores da Loteca se reúne aqui no Blog, estou sendo literal. Então, imagine você, sendo o grande destaque entre todos os participantes deste Blog...!! Essa será a função deste Ranking. Todos os números citados são apurados pelo Google Analytics.


17 - Excepcionalidades (e se der um chabu?)
Toda ocorrência excepcional, não prevista neste regulamento que resulte em desequilíbrio, imprecisão, falta de clareza, confusão, desentendimentos e conflitos de qualquer natureza, será apreciada e julgada unicamente por minha pessoa. Me coloco na condição exclusiva e absoluta de alterar, incluir ou adicionar novas condições que garantam a clareza e condições justas deste evento. Da mesma forma, se necessário, poderei suspender, cancelar ou reiniciar este evento. Eventuais problemas técnicos originados a partir de instabilidades do site Google Docs são raros, mas podem ocorrer e neste caso, este Blog não terá como garantir os dados eventualmente enviados mas perdidos, parcial ou totalmente, devido às citadas instabilidades, ficando o risco exclusivamente por conta do participante. Ao preencher seus dados e indicar os palpites pela primeira vez, todo participante declara ciência e concordância total com tudo que neste regulamento foi citado, inclusive, como dito anteriormente, a divulgação de seu nome, email, cidade e performance de acertos em cada concurso e acumuladamente. 

Para voltar ao Blog, clique no link abaixo:

Pedro Luz
Osasco-SP, Maio de 2012.

26 comentários:

Anônimo disse...

Legal Pedrão!

O melhor blog de Loteca que existe!

Abraço

ARG-RIVER disse...

Não vejo a hora de começar!!!

MERDY disse...

Gostei do regulamento.

Infelizmente não existe o cara BOM na Loteca e, sim, o mais sortudo.

Portanto...

... que vença o mais sortudo!!!

wellington taquarituba disse...

parabens pedrao! um campeonato de lotequeiros... vou ser o ganhador pode escrever ai, toda semana faço 9 ou 10 acertos com secos, e se manter assim vou ser um dos primeiros....

FloriMoura disse...

ficou muito bom o regulamento!!
vai bombar!!!

FloriMoura disse...

muito bom o regulamento pedrão....

ESSE RANKING VAI BOMBAR!!!

Anônimo disse...

Parabéns Pedro, to dentro e pode separar a minha camisa ofical do Sport Club do Recife...hehhehe

abraço

FloriMoura disse...

Sem querer criticar, mas apenas considerar, Pedrão,... não seria melhor em vez de 0,3, premiar com 0,5 ponto por participação e 1 ponto pro campeão da semana?
assim ficaria mais facil na hora de fazer as contar..rsrsrr

Análise14Pontos disse...

Amigo Flori... fiz diversas simulações. Adotando essa sugestão a vantagem de quem participar desde o início, por bônus de assiduidade e por eventuais bônus TOPs poderia inviabilizar as chances de quem tomar conhecimento do Ranking lá para outubro e novembro. Se o lotequeiro entrar a partir de meados não teria chance de chegar ao título. Do jeito que está só não terá chances quem entrar no antepenúltimo concurso ou posteriormente.

Mas valeu pela dica.... obrigado.

J.P disse...

GOSTEI, REGULAMENTO JUSTO, O SINGELO PREMIO, NEM VAI PRECISAR VIAJAR, FICA NA CIDADE DE OSASCO RÁRÁRÁ, AFINAL LOTECA=ZEBRA, E O EXTERMINADOR TÁ PARTICIPANDO.

ABÇOS

GUILHERME/ATLETICON-PR disse...

PEDRÃO VOU BUSCAR MINHA CAMISA 14 DO QUERIDO ATLETICON PARANAENSE.

IDÉIA - PORQUE NÃO REUNIR OS 14 TOP E DEMAIS LOTEQUEIROS QUE QUEIRAM PARTICIPAR AÍ EM SAMPA EM DEZEMBRO PARA UM JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO E ENTREGA DOS PRÊMIOS.
QUEM SABE COM O SUCESSO DO CONCURSO
NÃO SE CONSEGUE PATROCINADORES PARA TAL EVENTO.

SAUDAÇÕES ATLETICANAS E QUE OS DEUSES DO FUTEBOL ILUMINEM A TODOS NÓS LOTEQUEIROS DO BRASIL.

GUILHERME/ATLETICON-PR

FloriMoura disse...

Valeu, Pedrão...
outra coisa, como vc só vai postar no blog a lista dos 14 mais bem colocados toda semana, como vamos poder visualizar a lista de todos os participantes?
eu sei que pode chegar a mais de mil, mas seria bom que pelo menos uma vez por mes, vc postasse a listagem geral dos participantes pra termos uma ideia do sucesso que o Ranking irá fazer...rsrsr

Igor disse...

Muito maneiro! Já acompanhava o blog semanalmente para fazer minhas "fezinhas", mas agora a diversão será ainda maior competindo com os colegas da internet. Mal vejo a hora de começar! Parabéns ao criador e mantenedor do blog, que é de longe o melhor ponto de discussão da Loteca na net!

André Alfieri disse...

É ISSO AI PEDRÃO MELHOR BLOG É O SEU

ESSE CONCURSO É BEM PARECIDO COM AQUELE DE 2007/08... MUITO BOA AS REGRAS...

ALIAS, VC FICOU ME DEVENDO UMA CAMISA DO BLOG HEIN KKKKK

E FAZ UM FACEBOOK PRA VC!!! UMA PAGINA DO BLOG, COM CERTEZA IRA ATRAIR MUITO MAIS GENTE...

Quintana disse...

Parabens

pela força de vontade de crescer e ajudar você merece muito mais.

faz 2 meses so que acompanho seu blog na minha opinião o melhor blog do brasil
pq nao conheço outros nao digo so pela loteca

rumo aos 14 e ao trofeu lotequeiro do ano

grande abraço

marcelo mattos. disse...

___Nao vejo a hora de começar!!!
1000% naçao lotequeira!!!

Anônimo disse...

Se o RANKING DE MELHOR PALPITEIRO começará no dia 19 de maio e terminará no dia 2 de dezembro, isso significa dizer que serão 28 concursos da Loteca ou 392 jogos.

Esses dois BONUS não vão dar justiça ao jogo, Pedro.

Não acho correto se tirar uma média dos últimos 4 concursos e somá-la aos BONUS.

O correto é dar o título ao lotequeiro que acertar o maior número de jogos, dentre os 392. Sem BONUS!

Nesse caso, o lotequeiro deverá ser fiel ao BLOG e participar desde o começo.

Dessa forma, quem entrar depois estará ciente de que as chances de vencer serão mínimas.

Peço-lhe que repense essas regras. Tire os BONUS!

Ednaldo Ferreira disse...

É FANTÁSTICOOOOOO!

(sem aquela musiquinha deprimente. é claro...hehehe).

Parabéns pela brilhante idéia.

Abraço.

Ednaldo Ferreira disse...

É FANTÁSTICOOO!

(sem aquela musiquinha deprimente, é claro...hehe!)

Parabéns pela brilhante idéia Pedrão.

Abraço.

GEAN BOMFIM SALVADOR BAHIA disse...

PEDRO. SUA IDÉIA É ÓTIMA !!!! PARABÉNS!!!
EU PODERIA DAR UMA SUGESTÃO?
AO INVÉS DE O CAMPEÃO FINAL SER DEFINIDO APENAS PELA SOMA DAS QUATRO ULTIMAS RODADAS EM DEZEMBRO, O MESMO NAO PODERIA SER DEFINIDO PELO MEMBRO DE MELHOR COLOCAÇÃO NA SOMA DE TODOS OS MESES? PARA ISSO O RANKING DEVERIA SER MENSAL, ENCERRANDO NO FINAL DO MÊS, E COMEÇANDO TUDO DE NOVO NO MÊS SEGUINTE.DANDO ASSIM OPORTUNIDADE PARA OS NOVOS MEMBROS. (COMO ACONTECE NO CARTOLA FC, DO SPORTV).
OBRIGADO PEDRÃO. É APENAS UMA SUGESTÃO, A FÓRMULA QUE VC ESCOLHEU, É ÓTIMA, E DESDE JÁ EU TÔ DENTRO!!
UM ABRAÇO AMIGO!!!!!!!!!!!!!!!!

FloriMoura disse...

PEDRÃO, MANDEI UM E-MAIL URGENTE SOBRE UM PROBLEMA NO RANKING..DE UMA CONFERIDA LÁ E VEJA!!

gerson OVNI disse...

muito boa essa ideia parabens ,e excelente site torço pelo sucesso !!!que sera inevitável.......

GOUVÊA, Carlos disse...

https://www.facebook.com/Lotecaloteria

Bem interessante... pra quem gosta de aguardar as publicações

ELIAS CRUZ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ELIAS CRUZ disse...

PARABÉNS PEDRÃO!!

ESTAVAMOS PRECISANDO DE UM ESPAÇO ASSIM,

ATRAVÉS DO SEU BLOG JÁ GANHEI VARIOS IRMÃOS COMO O RICARDO BARBOSA E O RECIERO FARIAS!!!

NATAL/RN

Unknown disse...

aí Pedrão vc é realmente um gênio, todos vão querer participar dessa corrida até Dezembro pelos 14.

Gostei do regulamento, salvo a questão da pontuação.

minha opinião:
é mais interessante se cada acerto valesse 1 ponto.
ex: conc. 510 Pedrão acertou 9 jogos, logo ele faria 9 pts. ok!

* Pedrão dá uma analisada na questão da Zebra:

**se o lotequeiro acertar uma zebra o ponto deveria valer mais ou dobro... o Q vc acha?
ex: Cameta2x1Remo
logo quem apostou no Cametá ganharia o ponto a mais ou o dobro do ponto etc...

e aí Pedrão o Q vc acha? Só dei a minha opinião, ok!

espero ter ajudado.